Como funcionam as máquinas de lavar louças

Uma máquina de lavar louças basicamente é uma máquina automática que limpa pratos, talheres, copos (algumas também lavam panelas). O usuário deve colocar a louça suja na máquina, adicionar detergente, ajustar os ciclos de lavagem adequados e ligar a máquina, e a partir disso ela realiza uma série de funções sem a ajuda do usuário:

  • ela se enche de água;
  • aquece a água até a temperatura adequada;
  • automaticamente abre o recipiente de detergente quando necessário;
  • lança jatos de água para limpar os pratos;
  • drena a água suja;
  • joga mais água nos pratos;
  • drena a água novamente;
  • aquece o ar para secar os pratos, se o usuário tiver selecionado essa operação.

Além disso, as máquinas de lavar louças possuem sistemas de controle que monitoram a máquina automaticamente para se certificarem de que tudo esteja funcionamento de forma adequada. Um timer (ou um pequeno computador) regula a duração de cada ciclo. Um sensor detecta a temperatura da água e do ar para evitar que a máquina superaqueça ou danifique a louça. Outro sensor pode informar se o nível da água subiu muito e ativar a função de drenagem para evitar que a máquina transborde. Algumas máquinas ainda têm sensores que podem detectar a sujeira da água que sai dos pratos. Quando a água estiver limpa o suficiente, a máquina de lavar louças vai saber que os pratos estão limpos.

Neste artigo, vamos discutir exatamente como uma máquina de lavar louças realiza seu trabalho, como usá-la de forma adequada e que recursos deve-se procurar ao comprar esse aparelho.

Por dentro de uma máquina de lavar louças
Embora as máquinas de lavar louça tenham pouco espaço para a água, elas não ficam cheias de água. Apenas um reservatório na parte inferior é preenchido. Nesse reservatório, os elementos de aquecimento aquecem a água até a faixa de 55ºC a 60ºC. Em seguida, a bomba impulsiona a água para os jatos, onde ela é aspergida em direção aos pratos sujos. A força do jato d'água também faz com que o suporte dos jatos de spray girem de maneira semelhante a um regador de jardim.

Quando a lavagem e o enxágüe estiverem terminados, a água é drenada para o reservatório mais uma vez, onde a bomba impulsiona a água para fora da máquina. Dependendo do tipo da máquina de lavar louças, a água do dreno vai direto para a tubulação do esgoto ou para uma mangueira dentro da própria pia.

A última etapa em um ciclo de lavagem é opcional: o ciclo de secagem. A resistência de aquecimento na parte inferior da máquina aquece o ar interno para ajudar a secar os pratos. Algumas pessoas os deixam secar sem aquecer para economizar energia.

 

dishwasher diagram

As máquinas de lavar louças não são muito complexas mecanicamente. Veja a seguir suas partes principais.

Partes pricnipais

As partes principais de uma máquina de levar louças são:

Mecanismo de controle
O mecanismo de controle está localizado do lado interno da porta, atrás do painel de controle. Muitas unidades usam um sistema eletro-mecânico simples: um timer determina quanto tempo dura cada parte do ciclo e ativa a função adequada no momento certo (como as funções de liberação de detergente, de lavagem e drenagem). Unidades mais caras podem ter um sistema de controle computadorizado. As unidades mais novas também têm uma trava na porta que deve ser fechada para que a unidade funcione. Algumas também possuem travas de segurança para crianças.

Válvula de admissão
É por onde a água entra na máquina de lavar louças. A bomba da unidade não bombeia a água no reservatório: quando a válvula de admissão é aberta, a pressão da rede faz com que água entre na unidade.

Bomba
Um motor elétrico aciona a bomba. Durante o ciclo de bombeamento, a bomba força a água para os suportes dos jatos. Durante o ciclo de drenagem, a bomba direciona a água para a mangueira de drenagem. O conjunto da bomba do motor é instalado abaixo do reservatório, no centro da máquina de lavar louças. Há dois tipos principais de bomba.

  • Reversível
    Alternam o bombeamento da água para os suportes dos jatos ou para o dreno, invertendo a direção do motor. Em geral, as bombas reversíveis são instaladas verticalmente.

     

    dishwasher diagram reversible pump
    Bomba reversível

     

  • Acionamento direto
    O motor funciona em uma única direção e a direção do fluxo é alternada entre os suportes dos jatos e o dreno através de um solenóide que abre e fecha as válvulas apropriadas ou alterna uma conexão de mangueira com a outra. Normalmente, as bombas de acionamento direto são instaladas na posição horizontal.

     

    dishwasher diagram direct-drive pump
    Bomba de acionamento direto

     

As máquinas de lavar louças podem ser instaladas em uma configuração portátil ou de forma permanente. As unidades portáteis têm laterais acabadas e a parte superior pode ser usada como um apoio. Quando não estiver sendo usada, a máquina fica próxima à parede e, ao ser empurrada sobre os rodízios em direção à pia, onde ela é conectada à torneira e ao ralo mais próximo.

Em uma instalação permanente, a máquina é apoiada no suporte existente e é parafusada. As mangueiras embaixo da pia da cozinha se conectam diretamente à linha de água quente e a um ponto de esgoto podendo também se conecta à tubulação de esgoto da pia. Os dois tipos de instalação requerem uma linha de alimentação elétrica com tensão de 120 volts e aterramentos.

 

portable dishwasher connected to faucet
Uma máquina de lavar portátil conectada a uma torneira e pronta para funcionar

A seguir, vamos saber como usar uma máquina de lavar louças.

 

Quem inventou a máquina de lavar louças?As máquinas de lavar louças mais antigas consistiam de um suporte para pratos em um fuso com um reservatório de água embaixo. Uma eixo manual girava o suporte de pratos, espalhando a água [ref - em inglês]. Essa não era uma maneira eficiente ou efetiva de lavar pratos.

Josephine Cochrane (em inglês) inventou a máquina de lavar louças moderna em 1886. Cochrane era uma moça rica cujos empregados viviam trincando sua porcelana fina ao lavá-la à mão. Ela desenvolveu um suporte e o sistema de jato de água que foi lançado na Chicago World Fair de 1893. A empresa que ela fundou tornou-se a KitchenAid.

Usando uma máquina de lavar louças

DetergenteEscolher o detergente certo é muito importante. Os detergentes neutralizam os depósitos minerais oua  dureza da água. Eles contêm solventes que ajudam a dissolver a comida, bem como abrasivos que removem crostas e ajudam a retirar a comida dos pratos com mais facilidade. Não se pode utilizar qualquer tipo de detergente em uma máquina de lavar louças. Somente os detergentes formulados especialmente para essas máquinas funcionarão adequadamente. Outros detergentes poderiam danificar os pratos ou gerar muita espuma, o que faria com que a máquina transbordasse.

Embora a máquina faça a maior parte do trabalho, as pessoas também participam do processo. Aqui estão algumas recomendações que ajudam a máquina de lavar louças a operar de forma segura e eficiente.

  • Não use sabão comum. A espuma irá fazer com que a máquina de lavar louças transborde.
  • Não sobrecarregue a máquina. É preciso deixar espaço para os jatos de água atingirem todos os pratos.
  • Coloque a parte mais suja dos pratos voltada para os jatos do spray, que normalmente ficam no centro.
  • Não misture itens de aço e de prata. Colocar dois tipos diferentes de metal em contato com um ambiente úmido é uma receita perfeita para a corrosão.
  • Tente deixar tigelas, colheres e outros pratos de formatos idênticos separados. Caso contrário, eles irão se encaixar um no outro e a água não poderá chegar em todas as partes do prato.
  • Não coloque pratos de madeira, ferro fundido, porcelana fina, cristal ou pintados à mão na máquina de lavar pratos. Lave-os à mão.
  • Use a máquina em um horário em que a pressão da água esteja alta, como tarde da noite. A máquina irá limpar melhor se você não estiver usando muita água em outra atividade.
  • Se sua casa tiver água muito dura (com muitos minérios), use um pouco mais de detergente.
  • Não coloque utensílios de plástico no suporte inferior, principalmente se você usar o ciclo de secagem quente. A resitência de aquecimento poderia derreter alguns tipos de plásticos.
  • Não lave os pratos previamente. As máquinas de lavar louças precisam dos restos de comida que ficam presos nos pratos sujos para manter um nível de ph adequado dentro delas. Apenas jogue grandes pedaços no lixo antes.

Um dos problemas mais comuns com as máquinas de lavar louças são os resíduos que podem ficar na louça: restos de comida grudados ou resíduos de detergente. Isso pode acontecer devido a problemas com a pressão da água. Pode ser necessário substituir a válvula de admissão de água. Outro problema comum é o acúmulo mineral. Se sua casa tiver água dura, o acúmulo mineral pode entupir os jatos de água. Limpe cada jato com um fio ou pino e coloque a máquina vazia para funcionar com um pouco de vinagre em vez de detergente, uma vez por mês.

 

loaded dishwasher
Foto cedida DHD Multimedia
Se sua máquina de lavar louças não estiver limpando os pratos, pode ser que você não esteja colocando-os de forma adequada

Às vezes, a máquina de lavar louças tem problemas de drenagem. Pode haver um entupimento da mangueira ou um problema com a bomba. Também é possível que a máquina de lavar louças esteja com muita espuma e os sensores internos não estejam detectando a espuma como água. Isso faz com que o ciclo de drenagem seja interrompido. Basta usar menos detergente.

Confira a próxima seção para ver um guia de comprador da máquina de lavar louças.

Guia do comprador da máquina de lavar louças

in-sink dishwasher
Foto cedida HowStuffWorks Shopper
Máquina de lavar louças embutida na pia
standard 24-inch dishwasher
Foto cedida HowStuffWorks Shopper
Máquina de lavar louças padrão de 60 cm

Todas as máquinas de lavar louças modernas funcionam da mesma forma. Até mesmo os modelos mais baratos fazem um bom trabalho de limpeza dos pratos. Portanto, comprar uma máquina de lavar louças é uma questão de encontrar os recursos que se irá usar e desconsiderar os que não serão necessários. Durabilidade, tamanho e conveniência são os principais fatores que diferenciam um modelo do outro.

Tamanho
As máquinas têm diversos tamanhos. As menores são as máquinas de lavar louças que podem ser embutidas na pia. Esses aparelhos se encaixam em uma metade de uma pia dupla de cozinha, usam menos água e podem realizar uma lavagem completa em cerca de 20 minutos. Quando não estão em uso, uma tampa na unidade faz com que ela sirva de suporte.

O tamanho padrão de uma máquina de lavar louças é de 60 cm de largura. Entretanto, há unidades de 45 cm. É claro que quanto mais larga for a máquina, mais pratos ela poderá suportar. Se você tiver uma família grande, um modelo de 75 cm deve ser o tamanho adequado. Se o tamanho tiver de ser maior que do esse, provavelmente você está procurando uma máquina de lavar louças comercial.

Reservatórios e suportes
Os modelos mais antigos têm reservatórios de plástico, enquanto os aparelhos de custo médio a elevado possuem reservatórios de aço inoxidável. Nos modelos mais baratos, restos de comida são depositados em um filtro que deve ser limpo manualmente com uma certa freqüência. Os
modelos mais caros têm filtros auto-limpantes e alguns incluem pequenos trituradores que moem pedaços grandes para que sejam drenados com a água suja. Há vários suportes de pratos diferentes. Quanto mais cara for a máquina, mais flexibilidade e capacidade de ajuste ela terá: suportes desmontáveis, recipientes dobráveis, prateleiras extras e suportes removíveis para que a louça seja colocada do lado de fora da máquina.

Recursos extras
Controles e outros tipos de ciclo estão entre os recursos extras que podem elevar o custo de uma máquina de lavar louças. Os modelos mais baratos têm controles mecânicos, usando um mostrador e um timer para regular os diferentes ciclos. Algumas máquinas oferecem uma série de opções de ciclo, incluindo trabalho superpesado com alta pressão, modos de lavagem de cristal/porcelana e de higienização. Entretanto, três ciclos básicos cobrirão abranger a maioria das necessidades de uma máquina de lavar louças: leve, normal e potes e panelas. Um ciclo de pré-lavagem com detergente permite uma limpeza de louça que ficará alguns dias na máquina antes de ser lavado. Os ciclos de secagem quente secam os pratos mais rápido, mas também consomem mais energia.

 

dishwasher door with hidden controls
Foto cedida HowStuffWorks Shopper
Esta máquina de lavar louças de última geração tem seus controles ocultos dentro da borda superior da porta

Máquinas de lavar louça mais caras podem  ter um design mais sofisticado, com a parte da frente projetada para ter a aparência de um gabinete de cozinha. Elas costumam ter um isolamento contra ruídos. Observe que as máquinas com trituradores de pedaços grandes de comida são mais barulhentas do que as que não possuem esse dispositivo.

Consumo e custo de energia
O programa EnergyStar (em inglês) do governo dos EUA tem uma tabela que permite a comparação do consumo anual de energia de diversos modelos diferentes de máquina de lavar louças. Se você estiver querendo economizar energia elétrica e também tiver preocupação com o meio-ambiente, essa tabela irá ajudá-lo a encontrar o modelo certo para você. Quanto você quer gastar em uma máquina de lavar louças moderna?

Um modelo básico sem recursos extra custa cerca de US$ 200,00. A faixa de preços de US$ 300,00 a US$ 700,00 contém modelos com ciclos extras, suportes ajustáveis, tubos maiores e materiais melhores. Os preços chegam até cerca de US$ 2 mil para máquinas de lavar louças importadas com todos os recursos possíveis, incluindo eliminadores de água e sensores de limpeza de água.

As regulamentações governamentais fizeram com que a eficiência das máquinas de lavar louças modernas fosse muito otimizada. A menos que a máquina seja de um modelo anterior a 1990, ela é eficiente. Usar uma máquina de lavar louças economiza energia, água e, com certeza, poupa tempo.

Para mais informações sobre as máquinas de lavar louças, confira os links na próxima página.

 

Máquinas de lavar louças comerciais
commercial dishwasher
Foto cedida HowStuffWorks Shopper
Máquina de lavar louças comercial
As máquinas de lavar louças usadas nos restaurantes possuem muitos formatos e tamanhos. Elas funcionam da mesma maneira que as máquinas comuns, utilziando jatos de água quente. Contudo, as peças de uma máquina de lavar comercial têm que suportar o uso constante e repetido e, por isso, elas são mais adequadas para trabalhos pesados. Da bomba aos suportes e às vedações na porta, todos os elementos em um modelo comercial devem ser mais resistentes. Essas máquinas também lavam a louça muito mais rápido. A maioria dos modelos usa muitos litros de água, mas essa água é reutilizada em um determinado ciclo de lavagem, passando pelos filtros antes de ser bombeada para os suportes dos jatos novamente.

As máquinas de lavar comerciais são compatíveis com suportes de pratos comerciais. Em um restaurante, a esterilização é muito mais importante do que no uso doméstico. Na verdade, as temperaturas de uma máquina de lavar normal não são altas o suficiente para esterilizar completamente a louça. Algumas unidades comerciais têm um ciclo de lavagem em que a água usada na louça chega a mais de 82ºC. Outros modelos usam um aditivo à base de cloro em vez de temperaturas mais elevadas.

 

fonte:Ed Grabianowski.  "HowStuffWorks - Como funcionam as máquinas de lavar louças".  Publicado em 28 de março de 2006  (atualizado em 26 de abril de 2007) http://casa.hsw.uol.com.br/lava-louca.htm  (19 de dezembro de 2010)

publicado por adm às 20:20 | comentar | favorito